7 livros para montar sua marca de moda

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Você está pensando em montar uma marca de moda, mas não faz ideia de como começar?

Então veio ao lugar certo!

Eu separei uma lista de livros que vão te ajudar a começar nesse caminho… sem volta! rs

Os livros tratam desde como organizar sua marca até como promover seus produtos!

Por onde começar?

Quem está começando a idealizar o próprio negócio sempre encontra dificuldades para escolher o público-alvo, segmento, identidade e tudo aquilo que envolva a construção da marca. O que acontece muito são pessoas que montam uma marca sem planejamento algum e saem atirando pra tudo quanto é lado. Não definiram público e, por não terem identidade, acabam copiando tudo o que grandes marcas fazem, sem saber como colocar o preço adequado e tudo o que só vai fazer com que “queime” sua própria marca no mercado.

Depois, acabam desistindo e dizem que o mercado de moda é ingrato. Na verdade é só falta de planejamento e foco. Se você escolher trabalhar com mercado de luxo, por exemplo, não vai poder ter as “brusinha” em promoção “duas por R$ 100,00”. O mercado de luxo paga mais caro pela exclusividade e o valor que a marca representa. Então, é muito importante que você planeje muito bem sua marca para que isso não aconteça. Enquanto você não lançar sua marca, você pode mudá-la quantas vezes quiser, mas depois fica complicado.

Reposicionar uma marca envolve perda de clientes. Pessoas que antes se identificavam com ela e agora não irão se identificar mais. Quando você reposiciona uma marca, muitas vezes vai ter que começar do zero, mudar tudo, inclusive logo e toda a identidade visual.

Mesmo mantendo o nome, a marca é outra. Outra proposta, outro público, outro tudo!

Por outro lado temos marcas bem definidas desde o seu surgimento, como a Chanel, por exemplo. A marca permanece a mesma desde os tempos de Coco Chanel. Ela se adapta às mudanças do tempo, mas sua essência ainda é a mesma.

E para você construir uma marca sólida, bem planejada desde o início, o livro mais indicado é:

A Moda Imita a Vida. Como Construir Uma Marca de Moda

 André Carvalhal

Compre na Amazon!

O livro aborda de uma maneira didática e super descontraída todos esses detalhes para que você construa sua marca da melhor maneira possível, visando conexão com seu público-alvo.

André Carvalhal, por muitos anos foi diretor de marketing da Farm e praticamente ajudou a construção daquilo que a marca é hoje. No livro ele aborda várias outras marcas e estilistas que ele entrevistou para escrever o livro.

O material vai te ajudar a traçar um plano ideal para que sua empresa saia do papel e cresça da maneira certa. Com temas que vão desde a escolha do nome até o marketing olfativo da sua marca, passando pelo lifestyle e como fazer para que seu público perceba sua marca da maneira como você idealizou!

Menos é Mais!

Outro erro muito comum que a as pessoas que estão montando uma marca é já entrar no mercado com coleções gigantescas. Produtos e mais produtos, que só vão gerar estoques abarrotados e você vai ter que colocar tudo na promoção pra se ver livre deles e recuperar o dinheiro investido.

Pense na sua marca como um restaurante. Quantas vezes você não foi em um restaurante que tinha um cardápio gigante, com uma diversidade enorme de pratos que você passou horas lendo. A cada item do cardápio, te dava mais vontade de experimentar. Você queria todos, estava difícil de escolher e no final acabou pegando o básico.

É a mesma coisa que acontece quando você tem uma marca de moda. Você desenvolve uma coleção enorme. Trinta modelos de blusas, vinte modelos de calça, vestidos que não acabam mais. Seu cliente entra na loja olha tudo e leva uma camiseta básica. Porque é tanta coisa que gera indecisão na hora da compra.

Agora pense em restaurante que você gosta de ir. Tem só meia dúzia de pratos, mas está sempre cheio e você vai lá e sabe o que vai comer. É dessa maneira que você deve pensar no seu negócio.

Modelos que dizem sobre o que sua marca é. Não importa que você tenha na sua coleção só cinco blusas e dois modelos de calça. Desde que eles reflitam a identidade e o estilo da marca é muito melhor do que ter cinco mil produtos com as últimas tendências da moda.

Daqui a dois meses eles já serão coisas do passado. E se sua marca tiver uma “personalidade” e um estilo único, você terá muito mais consistência. As pessoas sempre voltarão porque sabem o que vão encontrar nela.

Óbvio que você não vai passar o resto da vida fazendo só meia dúzia de produtos. E para começar é melhor ter menos produtos, mas que sejam consistentes e que reflitam a identidade que você criou do que começar logo de cara com duzentos que não dizem nada.

Outra vantagem é que você pode pensar melhor na qualidade das suas peças. Desde o material até os acabamentos. A moda anda muito descartável e barata. O consumismo do mundo moderno só faz com que as pessoas fiquem ansiosas por terem coisas que muitas vezes nem vão usar.

E para essa nova era, é importante que sua marca respeite não só a cadeia produtiva, mas como também o meio ambiente.

E para entender mais sobre como fazer isso, o livro mais indicado é:

Moda Com Propósito

 André Carvalhal

Compre na Amazon!

O livro convida o leitor a uma reflexão sobre os rumos da moda. A conectividade, da mesma forma que ajuda a interação das marcas com seu público também atrapalha. Pense que a última década que se conseguiu definir um estilo próprio foi a dos anos 1990. A partir de 2000, a moda muda tão rápido de temporada para temporada que as pessoas não conseguem mais acompanhar.

O único propósito é gerar vendas e até mesmo marcas consagradas perderam um pouco sua identidade por conta dessa visão. Não se pensa mais em moda como Moda e sim como coisa nova para comprar.

O ponto principal do livro é pensar na marca como algo que agregue valor para as pessoas. E propõe diminuir a velocidade da moda. Pensar na moda novamente como algo que inova a cada coleção. Coleções que dizem algo e não somente números.

Pra você que está começando agora é um ótimo livro para ajudar a gerar os valores que você quer seu cliente perceba na sua marca. Se você se preocupa com seus funcionários, em como suas peças são produzidas, o descarte de resíduos etc.

Lembre-se, menos é mais. Você pode criar uma coleção mais concisa, mas que represente bem sua marca! E o melhor, por se tratar de um produto de melhor qualidade e em menor quantidade, o valor de venda é maior. Basta educar seu cliente para isso!

Montando A Sua Marca

Chegou a hora de pôr a mão na massa! Você já fez o seu brainstorm, já decidiu nome, público-alvo, segmento de mercado etc. Já sabe que sua marca vai propiciar produtos que agregam valor a vida das pessoas.

E o que você precisa agora? Tirar tudo do papel e colocar em prática. Para isso você vai precisar entender como funciona uma marca. Como planejar coleções, pesquisa de tendência, pesquisa de mercado, pesquisas, pesquisas e mais pesquisas. Está pensando que vida de estilista é fácil?!

Nã, não! É muito trabalho para que as coisas aconteçam. Você vai ter que abrir uma empresa, mesmo que seja MEI. Precisa contratar mão de obra especializada, como modelistas e costureiras, entrar em contato com fornecedores, procurar alguma facção (a de costura, não a criminosa!) que produza suas peças.

No meu caso eu faço tudo, mas já te aviso…cansa bastante! O melhor é se programar e ir testando costureiras, modelistas e outros serviços que envolva a produção.

E para entender mais sobre tudo isso que você vai ter que aprender agora eu indico não um, mas dois livros:

Como Montar e Gerenciar uma Marca de Moda

 Toby Meadows 

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O livro faz uma abordagem prática de como montar uma marca. Alguns pontos são similares aos do “A Moda Imita A Vida”, mas nesse livro a visão é de quem faz. E o mais importante. Ele ensina todos os passos desde a criação até a venda dos produtos.

Esse livro me ajudou muito a entender mais sobre o mercado de moda no começo. E é uma excelente referência para quem está começando.

Inventando Moda. Planejamento de Coleção

Doris Treptow

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Ele aborda segmentos, calendários de vendas, como produzir, enfim, todo o processo de produção.

Eu coloquei os dois juntos, porque além de abordarem coisas similares, eles se completam. Enquanto um foca mais na parte estrutural do negócio, o outro é mais focado em produção.

E se você quiser entender mais sobre os bastidores da produção do vestuário, o meu curso Anatomia do Vestuário aborda tudo o que você precisa saber na hora de produzir suas peças!

Com o foco na importância da modelagem na hora da criação, você aprenderá como produzir ou mandar produzir suas peças da maneira correta!

Conheça o curso!

Organizando tudo isso

As pessoas acham que moda é só glamour, quando na verdade é algo bem mais complexo! Para gerenciar uma empresa de moda, você vai ter que ser uma pessoa extremamente organizada.

São dezenas de fornecedores, milhares de aviamentos, duas coleções por ano, precisa produzir tudo dentro do prazo, sessão de fotos… já cansou?

Principalmente no começo, você vai precisar montar um cronograma de tarefas, para que tudo saia como o planejado…ou mais ou menos como planejado.

Se você for começar tudo isso sozinha(o), vai precisar ter uma boa base do que é um negócio de moda e tudo o que envolve a produção do vestuário.

Planejar coleção, acompanhar a produção, acompanhar provas etc. Tudo vai ter que passar por você!

Então para que você tenha essa boa base eu indico esse livro:

Princípios de gestão de negócios de moda

Susan Dillon

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O livro aborda a gestão do negócio de moda de uma forma bem simples, mas vai te ajudar tirar as suas ideias do papel. Junto com os dois últimos que eu indiquei, você vai poder começar seu negócio de uma maneira mais profissional, com menos tropeços.

Mas se prepare, porque vai ser muita coisa pra fazer. Como você não é a ZARA, tem que começar devagar, ou seu sonho pode virar um pesadelo!

Não tenha pressa! Planeje tudo com calma e não pule as etapas. Assim você vai conseguir desenvolver uma marca bem estruturada e ir crescendo gradualmente.

Moda é Tempo e Tempo é Dinheiro!

Começar uma marca de moda envolve dinheiro. E a escolha de um bom modelo de negócios é essencial para que se tenha retorno desse investimento.

Começar uma marca de moda envolve dinheiro. E a escolha de um bom modelo de negócios é essencial para que se tenha retorno desse investimento.

Um erro muito comum é achar que já na primeira coleção vai vender tudo, que as pessoas vão fazer filas na porta da sua loja e do seu ateliê. Não é bem isso que acontece!

O planejamento financeiro do negócio é fundamental para que a marca sobreviva aos primeiros meses. Não adianta gastar todas as suas economias montando a marca, porque você vai precisar de dinheiro enquanto ela não dá lucros.

O ideal no começo é que ela, pelo menos, se pague. Os economistas chamam isso de break-even, traduzindo, isso quer dizer que ela tem que ficar pelo menos no zero a zero. Ou seja, não dá lucro, mas também não dá prejuízo.

E para entender como planejar a parte financeira da sua marca eu recomendo esse livro:

A Economia da Moda. Porque Hoje Um Bom Modelo de Negócios Vale Mais do que Uma Boa Coleção

Enrico Cietta

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O livro é bem denso, mas vale muito a pena ler para entender como funciona o lado financeiro da moda.

Ele aborda diversas partes do ramo, como custos de produção e como será o retono, programação de promoções, riscos de produção.

Ele ainda aborda a parte de gestão e do marketing do ponto de vista financeiro. Dessa forma você vai conseguir planejar toda a parte financeira da sua marca e de uma forma que funcione!

Esse eu ainda estou lendo, ele exige muita atenção e um certo tempo para “digerir” as ideias. Por que é muita coisa. Mas é fantástico!

Moça bonita não paga, mas também não leva!

Agora que você já estruturou toda sua marca, está com uma coleção maravilhosa prontinha para vender, chegou a hora de promover!

A divulgação de moda é bem complexa, porque você precisa conhecer bem seu público para fazer uma boa campanha. Mas como você fez sua lição de casa direitinho e leu os outros livros, você já conhece bem o seu público e sabe como se comunicar com ele, certo?

Hoje em dia, com as redes sociais, é mais fácil de promover uma marca do que 20 anos atrás! Antigamente você precisava criar campanhas incríveis, pagar fortunas para ter um anúncio em uma boa revista, fazer desfiles e muitas vezes não se tinha retorno.

Mas não é porque ficou mais fácil, que você não precise de uma boa campanha! Mesmo campanhas do Facebook ou Instagram, precisam refletir a imagem da sua marca. Passar o mood da sua coleção.

Para você entender como funcionam a divulgação e promoção de uma marca de moda, minha indicação é essa:

Promoção de moda

Gwyneth Moore

Compre na Amazon!

O livro é de 2013, mas ainda é bastante atual. Principalmente para entender o básico e começar a divulgar a sua marca.

Ele aborda diversas áreas de promoção de moda, como redes sociais, e-commerce, lojas físicas, relações-públicas, como vestir celebridades, revistas, catálogos e muito mais!

Mesmo que ele tenha sido escrito antes do boom do Instagram, ele aborda bem Facebook e Twitter, o que deixa mais fácil de adaptar as ideias para o Insta!

O segredo é entender como funciona a divulgação de moda, dessa forma, não importa a mídia escolhida, você terá um bom resultado!

Como você pode perceber, montar uma marca não é tão simples como parece. Esses são só alguns dos livros que eu li para montar a minha e entender como funciona o mundo da moda! A lista completa é muito maior, mas vou deixar para outros posts com outros temas. Só com o post de hoje você já tem, pelo menos, dois meses de estudo!

Os livros são apenas para te orientar e te dar uma ideia de como fazer. O ideal é adaptar tudo para a sua realidade e traçar uma estratégia para montar a sua marca de uma maneira muito mais tranquila.

Se você já leu algum desses livros, conta aqui nos comentários o que achou!

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